Como já tenho falado aqui no blog, em posts
anteriores: o produto de moda, expresso através de coleções (o qual é o alvo dos desejos de consumo) é resultante de um processo produtivo pensado
desde o planejamento da coleção e desenvolvimento do produto até a distribuição
e veiculação.
Muitas
vezes, o significado de uma coleção e a maneira como é transmitido criam mais impacto
do que a própria coleção. A roupa deixou o centro em torno do qual gira o
espetáculo para ser o complemento de um objetivo maior, que é a transmissão de
uma imagem através de um ou vários conceitos (RONCOLETTA, 2008, p. 97).
Nesse sentido,
é que há o incentivo da produção de desfiles como critério para formação
dos Designers de Moda uma vez que:
Os
desfiles de moda [...] funcionam também como veículo de propaganda. Mais ainda,
dado o grande interesse que a mídia alimenta por esses eventos, o desfile é um
evento que visa, cima de tudo, provocar a publicidade em torno dos produtos que
passam por sua grande vitrine, sejam eles produtos materiais – a roupa, a
maquilagem, os acessórios – ou virtuais – marcas, conceitos, estilos,
comportamentos (AMORIM, 2007, p. 22).
Além disso, é uma vitrina de novos profissionais
que chegam ao mercado. Assim, em decorrência da formatura da primeira turma de Moda, Design e Estilismo da UFPI, ocorrerá no próximo
dia 25 de setembro as 19 horas no Anfiteatro do Bloco de Moda o Piauilismo Fashion
Day, seguindo a tendência a que me referi na postagem anterior desse blog, com
coleções inspiradas no Piauí. Apesar disso, como todo planejamento de coleção
deve seguir as tendências de consumo, as coleções de conclusão de curso utilizaram-se das tendências de moda para o verão 2013, quais sejam: Folk, Rio
California (aqui trazida para a idéia da Poética do Sol), Pop Party e Neo Geo.
A Coleção Folk para o Piauilismo trará roupas leves, com rendas, bicos, gregas, franjas e couro pespontado, associados, aos tecidos de algodão como o brim, o jeans, tricoline lisa e maquinetada e o voile, adaptando-os aos aspectos culturais do Piauí, inspirando-se no folclore e nas tradições típicas do Estado.
A Coleção Neo Geo inspira-se na Arquitetura Moderna e Comtemporânea do Piauí, mais precisamente em Teresina, resgatando suas características através das formas, cores e texturas, com shapes geometrizados.
A coleção Party THEnight, seguindo a macro tendência Pop Party, trás como inspiração Teresina, encoberta pelo negro da noite, misturada ao colorido das luzes, uma mistura contagiante da alegria color blocking com a rebeldia punk. Trazendo uma verdadeira festa para passarela, em tecidos como cirrê, brim com elastano, brim de algodão, malhas, tule e o jeans. A cartela de cores conta com tons variados, em verde, azul, laranja, lilás, roxo, preto e prateado, em uma combinação perfeita da noite teresinense e seus encantos.
A Coleção Poética do Sol, seguindo a macro tendências Rio Califórnia, traz as mais belas nuances simbolizando as fases do dia, assim como a fauna e a flora tão influenciadas pelo sol que na Coleção são apresentadas de forma abstrata, trazendo cores e estampas inspiradas no cerrado e na mata dos cocais.
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Apresentando Estilistas e Organizadores ao mesmo tempo, sob orientação da Professora Mestre Artemísia Caldas e Professor Mestre Ascânio Wanderley:
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Produtor Geral: Daniela Damasceno
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Stylist: Rafael Lopes e Sahamia Isabel
· Assistente de produção: Leontina Pereira, Andrea Larisse, Ana Paula, Kayla Amorin, Daniele Araujo, Carla Susiane
· Equipe de Camarim: Ayla Mariel, Maria Veloso, Karlene MaOli, Deisiane, Adelia Rebelo, Alanda Mabile, Kleo
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Cabelo e Maquiagem: Bianca Lessa, Osvaldo
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Cenografia e Trilha: Narcisio, Jhulie, Letícia, Sarah, Simone, Layse
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Seleção de Modelos: Daniela Ribeiro, Rosalba
OBS: design gráfico das tags é meu =)
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REFERÊNCIAS:
AMORIM, V. F. de. Desfile de moda: um espetáculo cênico. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007.
RONCOLETTA, M. R. Nas passarelas, o stylist como co-autor. DOBRAS, Volume 2, Número 4,
São Paulo, setembro 2008.
SIFUENTES, Maria Lucineti. Design e
espacialidades: desfiles de moda como Performance. Orientador: Profª Drª Agda
Carvalho. Dissertação (Mestrado em
Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2012. Disponível em: < http://www.anhembi.br/ppgdesign/pdfs/31-Maria%20Lucineti.pdf>.
Acesso em: 17 de setembro de 2013.
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