terça-feira, 17 de setembro de 2013

Moda do Piauí?

Sabemos que a concepção de um produto de moda ultrapassa a barreira do pensamento subjetivo, conceitual e criativo; e, que a expressão 'design' empregada em relação atividade do profissional dessa indústria é utilizada no sentido de que o pensamento direcionado a produção é projetual, uma vez que a moda o transforma em algo exeqüível materialmente; este produto, além disso, dado o processo criativo no qual é concebido segundo um contexto inspirador também subjetivo, é imbuído de valor imaterial.
O seu processo criativo, embora passe pelo um estudo de tendências de consumo globais, leva em consideração que, segundo BRAGA (2008), a moda é um reflexo da sociedade, e indo mais profundamente no campo da sociologia, este deve ainda possuir uma identidade que lhe confira um conceito e lhe agregue um valor que ultrapasse o sentido material. Se identificamos o artista pelo traço e estilo, também devíamos identificar as coleções pelas formas e delineamentos que revelam sua autoria e identidade através das linhas de inspiração.
Essa semana fui questionada se poderia falar um pouco sobre Design de Moda do Piauí para uma pesquisa acadêmica do Curso de Artes Visuais da UFPI. Confesso que me surpreendeu embora tenha me dado bastante satisfação. Contudo, essa não é uma temática nova para mim tendo em vista os projetos de design em que tenho me envolvido há alguns anos.
A moda tende a ser  uma expressão da identidade, ou seja, a  maneira que nos vestimos ou nos comportamos é reveladora de traços da nossa personalidade, assim, o corpo é a superfície através da qual utilizamos a moda para dizer quem somos, como nos comportamos, o que fazemos, e porque não de onde viemos? Não podemos falar em Moda do Piauí sem que haja nela nenhum traço característico diferencial e identificador que nos revele isso.
O Ministério da Cultura do Brasil considera que:

A moda é parte integrante e representativa da diversidade e um relevante segmento a ser tratado pelas políticas públicas, como expressão das mudanças culturais periódicas nos estilos de vestimenta e nos demais detalhes da ornamentação pessoal. Deve ser entendida como o diálogo entre valores culturais locais, nacionais e internacionais e pela importância econômica de vários dos seus segmentos (MINISTÉRIO DA CULTURA, 2008, s/p) (grifo meu).

Assim, trabalhar um design que se permita contar a historia do próprio lugar, da própria cultura ou cotidiano é conferir ao produto que dele resulta um valor imaterial e cultural, que também é uma tendência de consumo, visto o empenho do próprio Ministério da Cultura ou do Sebrae, através de projetos como Moda Piauí junto as micro e pequenas empresas de confecção, assim como do estimo dado pelos cursos de moda e tecnologia do vestuário e, também, da própria secretaria de desenvolvimento econômico e turismo para esse tipo de inspiração e busca de identidade.
Assim, graças a essa tendência e incentivo que posso citar vários exemplos de mostras da atividade de Design de Moda do Piauí, e não no Piauí (nas quais na maioria das vezes estive envolvida):

Coleções inspiradas na obra do artista piauiense Portelada para UFPI (2010):




Coleção UFPI/SEMDEC inspirada no misticismo de Teresina para o PFW (2011):




Coleção UFPI/SEMDEC inspirada na arquitetura da Cidade para Semana de Moda de Teresina (2011):

 

Coleção Ninfas da Carnaúba UFPI para o Eco Moda 20011



Coleção as Guardiãs (IFPI) para o Eco Moda 2011 inspirada na Serra da Capivara:




Coleção UFPI/SEMDEC nas Rimas de Teresina para o PFW (2012):




Coleção Dons Divinos (2012) inspirada na Festa do Divino de Amarante-PI:



E agora a UFPI promoverá o evento Piauilismo Fashion Day que acontecerá no próximo dia 25 de setembro com desfile de conclusão de curso da 1ª Turma e será o tema do próximo post desse blog. No mais, deixo logo aqui o convite (design gráfico meu):







 REFERÊNCIAS:

BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. 7 ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2008.

MINISTÉRIO DA CULTURA. Moda. In Portal da Cultura. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/site/pnc/diagnosticos-e-desafios/manifestacoes-culturais/moda/>. Acesso em: 18 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário