quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Piauilismo Fashion Day - o resultado é a ponta do iceberg

O desfile de conclusão de curso de moda ultrapassa a barreira de significar apenas o espetáculo, sendo esse, de fato, o resultado de um trabalho cujo aprendizado aplicado no sentido do seu acontecimento é o fruto de uma história que levou alguns anos para ser construída.

E nessa história que levou quatro anos e meio pra ser escrita, as personagens se mostraram para o mercado, nesse evento, como designs, produtores, stylist, gestores, pessoas que são muito capazes no que se dispõem a fazer.

Parabéns! E sucesso para vocês nessa nova etapa.


Coleção Party THEnigth

Coleção Party THEnigth

 Coleção Party THEnigth

 
 Coleção Neo Geo

Coleção Poética do Sol


Coleção Poética do Sol

 Coleção Folk


  Coleção Folk

 Coleção Folk

 Coleção Folk

Coleção Piauilismo Conceitual

O evento apresentado teve orientação do Professor Mestre Ascânio Wanderley e da Professora Mestre Artemísia Caldas (que não esteve presente pois está licenciada para Doutorado), estando o mesmo sob a coordenação da Professora Mestre Maria de Jesus Farias de Medeiros. O evento é o resultado dos Trabalhos práticos de Conclusão de Curso desenvolvidos nas disciplinas de Projeto de Coleção II e Montagem de Desfile e Curadoria, com interferências do aprendizado das demais disciplinas.

PS: as imagens e textos postados nesse blog tem indicação de autoria, então ao copiar façam o mesmo.

Texto e Fotos por: Camila Carvalho

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Piauilismo

Como já tenho falado aqui no blog, em posts anteriores:  o produto de moda, expresso através de coleções (o qual é o alvo dos desejos de consumo)  é resultante de um processo produtivo pensado desde o planejamento da coleção e desenvolvimento do produto até a distribuição e veiculação.

Muitas vezes, o significado de uma coleção e a maneira como é transmitido criam mais impacto do que a própria coleção. A roupa deixou o centro em torno do qual gira o espetáculo para ser o complemento de um objetivo maior, que é a transmissão de uma imagem através de um ou vários conceitos (RONCOLETTA, 2008, p. 97).

Nesse sentido,  é que há o incentivo da produção de desfiles como critério para formação dos Designers de Moda uma vez que:

Os desfiles de moda [...] funcionam também como veículo de propaganda. Mais ainda, dado o grande interesse que a mídia alimenta por esses eventos, o desfile é um evento que visa, cima de tudo, provocar a publicidade em torno dos produtos que passam por sua grande vitrine, sejam eles produtos materiais – a roupa, a maquilagem, os acessórios – ou virtuais – marcas, conceitos, estilos, comportamentos (AMORIM, 2007, p. 22).

Além disso, é uma vitrina de novos profissionais que chegam ao mercado. Assim, em decorrência da formatura da primeira turma de  Moda, Design e Estilismo da UFPI, ocorrerá no próximo dia 25  de setembro as 19 horas no Anfiteatro do Bloco de Moda o Piauilismo Fashion Day, seguindo a tendência a que me referi na postagem anterior desse blog, com coleções inspiradas no Piauí. Apesar disso, como todo planejamento de coleção deve seguir as tendências de consumo, as coleções de conclusão de curso utilizaram-se das tendências de moda para o verão 2013, quais sejam: Folk, Rio California (aqui trazida para a idéia da Poética do Sol), Pop Party e Neo Geo.


A Coleção Folk para o Piauilismo trará roupas leves, com rendas, bicos, gregas, franjas e couro pespontado, associados, aos tecidos de algodão como o brim, o jeans, tricoline lisa e maquinetada e o voile, adaptando-os aos aspectos culturais do Piauí, inspirando-se no folclore e nas tradições típicas do Estado.



A Coleção Neo Geo inspira-se na Arquitetura Moderna e Comtemporânea do Piauí, mais precisamente em Teresina, resgatando suas características através das formas, cores e texturas, com shapes geometrizados.


A coleção Party THEnight, seguindo a macro tendência Pop Party, trás como inspiração Teresina, encoberta pelo negro da noite, misturada ao colorido das luzes, uma mistura contagiante da alegria color blocking com a rebeldia punk. Trazendo uma verdadeira festa para passarela, em tecidos como cirrê, brim com elastano, brim de algodão, malhas, tule e o jeans. A cartela de cores conta com tons variados, em verde, azul, laranja, lilás, roxo, preto e prateado, em uma combinação perfeita da noite teresinense e seus encantos.
  

A Coleção Poética do Sol, seguindo a macro tendências Rio Califórnia, traz as mais belas nuances simbolizando as fases do dia, assim como a fauna e a flora tão influenciadas pelo sol que na Coleção são apresentadas de forma abstrata, trazendo cores e estampas inspiradas no cerrado e na mata dos cocais.
--------------------------
Apresentando Estilistas e Organizadores ao mesmo tempo, sob orientação da Professora Mestre Artemísia Caldas e Professor Mestre Ascânio Wanderley:

·         Produtor Geral:   Daniela Damasceno
·         Stylist:   Rafael Lopes e Sahamia Isabel
·    Assistente de produção:  Leontina Pereira,   Andrea Larisse,   Ana Paula,   Kayla Amorin,   Daniele Araujo,   Carla Susiane
· Equipe de Camarim:   Ayla Mariel,    Maria Veloso,   Karlene MaOli,   Deisiane,   Adelia Rebelo,  Alanda Mabile,   Kleo
·         Cabelo e Maquiagem:   Bianca Lessa,   Osvaldo
·         Cenografia e Trilha:   Narcisio,   Jhulie,   Letícia,   Sarah,   Simone,   Layse
·         Seleção de Modelos:   Daniela Ribeiro,   Rosalba
OBS: design gráfico das tags é meu =)

--------------------------
REFERÊNCIAS:

AMORIM, V. F. de. Desfile de moda: um espetáculo cênico. Florianópolis:  Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007.

RONCOLETTA, M. R. Nas passarelas, o stylist como co-autor. DOBRAS, Volume 2, Número 4, São Paulo, setembro 2008.

SIFUENTES, Maria Lucineti. Design e espacialidades: desfiles de moda como Performance. Orientador: Profª Drª Agda Carvalho. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2012. Disponível em: < http://www.anhembi.br/ppgdesign/pdfs/31-Maria%20Lucineti.pdf>. Acesso em: 17 de setembro de 2013.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Moda do Piauí?

Sabemos que a concepção de um produto de moda ultrapassa a barreira do pensamento subjetivo, conceitual e criativo; e, que a expressão 'design' empregada em relação atividade do profissional dessa indústria é utilizada no sentido de que o pensamento direcionado a produção é projetual, uma vez que a moda o transforma em algo exeqüível materialmente; este produto, além disso, dado o processo criativo no qual é concebido segundo um contexto inspirador também subjetivo, é imbuído de valor imaterial.
O seu processo criativo, embora passe pelo um estudo de tendências de consumo globais, leva em consideração que, segundo BRAGA (2008), a moda é um reflexo da sociedade, e indo mais profundamente no campo da sociologia, este deve ainda possuir uma identidade que lhe confira um conceito e lhe agregue um valor que ultrapasse o sentido material. Se identificamos o artista pelo traço e estilo, também devíamos identificar as coleções pelas formas e delineamentos que revelam sua autoria e identidade através das linhas de inspiração.
Essa semana fui questionada se poderia falar um pouco sobre Design de Moda do Piauí para uma pesquisa acadêmica do Curso de Artes Visuais da UFPI. Confesso que me surpreendeu embora tenha me dado bastante satisfação. Contudo, essa não é uma temática nova para mim tendo em vista os projetos de design em que tenho me envolvido há alguns anos.
A moda tende a ser  uma expressão da identidade, ou seja, a  maneira que nos vestimos ou nos comportamos é reveladora de traços da nossa personalidade, assim, o corpo é a superfície através da qual utilizamos a moda para dizer quem somos, como nos comportamos, o que fazemos, e porque não de onde viemos? Não podemos falar em Moda do Piauí sem que haja nela nenhum traço característico diferencial e identificador que nos revele isso.
O Ministério da Cultura do Brasil considera que:

A moda é parte integrante e representativa da diversidade e um relevante segmento a ser tratado pelas políticas públicas, como expressão das mudanças culturais periódicas nos estilos de vestimenta e nos demais detalhes da ornamentação pessoal. Deve ser entendida como o diálogo entre valores culturais locais, nacionais e internacionais e pela importância econômica de vários dos seus segmentos (MINISTÉRIO DA CULTURA, 2008, s/p) (grifo meu).

Assim, trabalhar um design que se permita contar a historia do próprio lugar, da própria cultura ou cotidiano é conferir ao produto que dele resulta um valor imaterial e cultural, que também é uma tendência de consumo, visto o empenho do próprio Ministério da Cultura ou do Sebrae, através de projetos como Moda Piauí junto as micro e pequenas empresas de confecção, assim como do estimo dado pelos cursos de moda e tecnologia do vestuário e, também, da própria secretaria de desenvolvimento econômico e turismo para esse tipo de inspiração e busca de identidade.
Assim, graças a essa tendência e incentivo que posso citar vários exemplos de mostras da atividade de Design de Moda do Piauí, e não no Piauí (nas quais na maioria das vezes estive envolvida):

Coleções inspiradas na obra do artista piauiense Portelada para UFPI (2010):




Coleção UFPI/SEMDEC inspirada no misticismo de Teresina para o PFW (2011):




Coleção UFPI/SEMDEC inspirada na arquitetura da Cidade para Semana de Moda de Teresina (2011):

 

Coleção Ninfas da Carnaúba UFPI para o Eco Moda 20011



Coleção as Guardiãs (IFPI) para o Eco Moda 2011 inspirada na Serra da Capivara:




Coleção UFPI/SEMDEC nas Rimas de Teresina para o PFW (2012):




Coleção Dons Divinos (2012) inspirada na Festa do Divino de Amarante-PI:



E agora a UFPI promoverá o evento Piauilismo Fashion Day que acontecerá no próximo dia 25 de setembro com desfile de conclusão de curso da 1ª Turma e será o tema do próximo post desse blog. No mais, deixo logo aqui o convite (design gráfico meu):







 REFERÊNCIAS:

BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. 7 ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2008.

MINISTÉRIO DA CULTURA. Moda. In Portal da Cultura. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/site/pnc/diagnosticos-e-desafios/manifestacoes-culturais/moda/>. Acesso em: 18 de outubro de 2011.