domingo, 5 de junho de 2011

A moda dos blogs

A moda é um fenômeno social que está presente em quase tudo, pois "a moda reflete a sociedade e espelha o ser humano" (BRAGA, 2007) e é capaz de gerar capital através do processo de industrialização.
No entanto,a moda não alimenta apenas o setor do vestuário; a moda supri ainda a área de mídia que também (e não apenas) vive de gerar informações sobre moda e modos a se consumir. Dentro desse conceito a indústria de cosméticos, a cultura e a saúde voltada para beleza, assim como as revistas especializadas em moda (nesse blog lê-se moda como comportamento também) são parte integrante da indústria da moda.
Nesse contexto, está acontecendo uma explosão de blogs de moda, que conquistam muitos acessos diários, respondendo a uma tendência de espontaneidade planejada de consumo, onde as pessoas buscam dicas sobre como se vestirem, como combinarem estampas ou sobre quais os penteados e esmaltes estão em voga no momento.


Os blogs de moda, em sua maioria tratam de assuntos ou se direcionam para tendências de vestuário apontadas nas grandes semanas de moda, ou a moda que se usa nas novelas ou revistas, apresentam suas dicas de looks do dia e tutoriais de maquiagem, unhas e cabelos.
Na sexta feira fui questionada para um documentário sobre essa tendências da moda dos blogs e em relação a criação desses por pessoas de Teresina e como a mídia direcionada a moda na cidade está acontecendo; para mim a mídia local (seja ela blog, revistas ou TV) em relação a moda deveria observar e valorizar as diferenças regionais ligadas a formação cultural, ao clima, e ao estado de desenvolvimento econômico do Estado. No Piauí, pouco se investe em criação de moda que leve em consideração esses aspectos apontados, e até na programação midiática local dá-se mais uma visão cosmopolita de moda, com o que estão usando nas capitais da moda ou nos grandes centros urbanos do Brasil; não estou dizendo para que se levante uma bandeira de "eu sou nordestino", mas que o Piauí dentro do mercado de moda deveria valorizar os poucos criadores de moda que existem no Estado. Não que exista um retrocesso local, na verdade enxergo um avanço quando observo as recentes criações de curso de moda em Teresina, e o começo de um investimento da Prefeitura (como no projeto para o PFW da Semdec) em se procurar uma identidade local através da moda criada com esse intuito.
Os blogs de moda locais servem de pesquisa do que se usa, e em sua maioria é voltado para uma realidade global e não local, mas são importantes pois mostram que no Piauí se escreve sobre moda.
No meu blog eu apresento uma visão diferente, talvez. Eu tento passar uma visão de moda de uma maneira mais abrangente e não apenas como o que se veste, pois, em moda você consome comportamento, lugares, músicas, e mídia também.
Quanto as tendências, concordo com Guilluarme Erner em seu livro Vítimas da Moda quando ele diz que tendência é:

“Um poder cuja influência estaria em todos os lugares, e cuja sede seria em lugar nenhum. No setor da moda, como em uma democracia, todos votam”
(ERNER, 2005, p. 114).

Então esse blog funciona mais como pesquisa sobre as pessoas e lugares de Teresina, talvez na da busca de identidade de moda local, por que, aqui também se vota.

REFERÊNCIAS:

BRAGA, João. Historia da Moda: uma narrativa. 7. ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2007.

ERNER, Guillaume. Vítimas da Moda: como a criamos por que a seguimos? São Paulo: Editora SENAC, 2005.


2 comentários:

  1. Olá, que bacana seu Blog! Informação sobre moda nunca é demais, né?

    Conheça o meu também! É a história da vida de Clara, onde ela passa por vários momentos divertidos a procura de um namorado... Visite! Afinal, uma boa leitura é fundamental!!
    beijoss:)

    http://idasevindasdaminhavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi é tudo bem Flor gostei muito do seu blog, estou seguindo vc já, poderia mim serir tbm flor se num for incomodo para vc !
    Kiss!

    ResponderExcluir