terça-feira, 21 de junho de 2011

Inspirações Inverno 2012


Hoje aconteceu em Teresina o Fórum de Inspirações Inverno 2012, inspirações essas que foram estudadas pelo Núcleo de Design da Assintecal. O Fórum percorre 17 polos espalhados por todas as regiões do país e algumas feiras internacionais.
Toda a proposta apontada para 2012 gira em torno do jovem como o grande catalizador de mudanças, ou seja, eles influenciam diretamente os hábitos de consumo, são individualistas, se vestem para montar a sua personalidade, assim a moda se torna mais democrática.

"Os jovens são aspirações para os mais novos
e inspirações para os mais velhos"
(box 1824)

Segundo essa proposta as inspirações para 2012 segue a linha de pensamento da "pirâmide dos desejos", que visa o pensamento estratégico da coleção. No topo da pirâmide ficam os produtos com conceito, aqueles que estão em grau de experimentação e que devem corresponder as 10% da coleção e representam o CONCEITO 1 apontando como tendência em um regate do clássico, em acabamentos primorosos, padrões antigos de decoração em leituras modernas, aqui retrata-se um jovem querendo ir além do básico, buscando uma nova forma de vestir; dentro desse conceito também se tende para que se volte o olhar interno para o corpo humano, ou seja, pensa-se em uma estrutura do produto voltada para a estrutura corporal propriamente dita.



Nesse conceito há a reinvenção da forma e a construção pensada do produto, como na caso na coleção apresentada pela Givenchy em 2011:



O CONCEITO 2 deve representar 30% de uma coleção, uma vez que, deve se tratar de produtos com mais planejamento e que são mais tecnológicos. Nesse conceito as inspirações advém de que é mais importante o processo que o produto, aqui o foco é nas etnias de modo geral, prima-se pela geometria, pelos encaixes e sobreposições de materiais e imagens; a androgenia e a dupla face também são tendências apontadas para esse conceito, em produtos que cause ilusão de óptica, como na imagem seguinte do desfile da Maria Bonita, por exemplo, não se sabe onde termina a bolsa e começa o casaco:


No CONCEITO 1 são enquadrados 60% da produção pois trata-se de produtos já consolidados no mercado. Nesse conceito a palavra de ordem é a acessibilidade, é a idéia de que o luxo é para todos; uma vez que o universo do jovem é inundado pela internet, que o permite acessar milhares de informações ao mesmo tempo, é que a moda está na moda em uma consciência coletiva de uma miscelânea de invenções, imagens e cores; e, a tendência do marketing já captou esse direcionamento aproximando o "inacessível"para o universo jovem, como percebe-se pela publicidade da maquiagem Chanel:


O resultado que eu tiro do que foi apresentado é que em todas as propostas o que se propõe é a reinvenção e essa idéia já vem se consolidando no campo design há alguns anos e se reforça com as inspirações compartilhadas, e como bem sintetiza a frase utilizada no Forúm:

"Para envolver é preciso reinventar o que já se tem"

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