Toda atividade que se propõe ao novo, como a moda, no caso, e a publicidade, também, requer criatividade e inspiração.
A primeira fase do processo criativo é a fase preparatória, em que o criador estuda os fatos, discute, coleciona e explora possibilidade ponderando as forças e as fraquezas. Essa fase é importante por se tratar de um momento de exploração de idéias e abertura para novas experiências, de escolher caminhos diferentes e registrar idéias (ALENCAR et al, 2003).
O espaço de idéias iniciais é amplo em um primeiro momento, até que surge a iluminação, que é a fase do processo criativo onde surge a inspiração, isto é, a solução para o problema, é o momento onde as imagens se apresentam vívidas e brilhantes.
No momento esse é o quadro de inspirações com o qual estou envolvida:




Porque criar é estabelecer relações entre coisas já existentes, uma vez que nada surge do nada, logo, criação é síntese de idéias que aparentemente não se relacionam e são associadas pela emoção do sujeito criador. Depois de expressadas as idéias deve-se avaliar tudo o que foi registrado e escolher a solução que melhor represente ou expresse o projeto (MONTENEGRO, 2004).
E a última fase é a fase de verificação e comunicação da idéia produzida (mas isso fica pra um outro momento).
Já dizia o poeta Fernando Pessoa:
"Viver não é necessário. Necessário é criar."
REFERÊNCIAS:
ALENCAR, Eunice S. de; FLEITH, Denise de S. Criatividade: múltiplas perspectivas. 3ª Ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003 (p. 43 a p. 59).
MONTENEGRO, Gildo A. A invenção do projeto: a criatividade aplicada em desenho industrial, arquitetura, comunicação visual. São Paulo: Edgard Blücher, 2004 (p. 69 a 130).
FOTOS e TEXTO por Camila R.
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