domingo, 24 de abril de 2011

Arte e Moda

Estava me atualizando das recentes temporadas de moda, quando o Desfile do Ronaldo Fraga para o ultimo SPFW me despertou para a relação que existem entre a Moda e a Arte. A coleção de que falo teve como inspiração as obras do artista Athos Bulção:


Minha primeira criação em moda também foi inspirada em obras de arte (aqui). Talvez porque ambos busquem a beleza é que o trabalho do design de moda se aproxime do trabalho de um artista (HERNANDEZ, 2000).
A vocação do costureiro como criador artista foi introduzida por Worth no século XIX, a partir daí, "o costureiro vai gozar de um prestigio inaudito, é reconhecido como um poeta, seu nome é celebrado nas revistas de moda, aparece nos romances com os traços do esteta, árbitro inconteste da elegância; como as de um pintor, suas obras são assinadas e protegidas pela lei" (LIPOVETSKY, 1989, p. 82).
A moda como arte consegue "estabelecer uma ponte entre a beleza e a vida. A moda é uma arte que se usa, que se leva para a rua; é uma arte de consumo a que todos têm acesso" (FONTÁN DE JUNCO, 1996, p. 34).
No final do século XIX e inicio do século XX a moda já se inspirava em movimentos estéticos que se refletiam nas artes como a art nouveau que emprestou suas curvas sinuosas para a silhueta feminina na Belle Époque; e, a art déco com a volta da simplicidade de estilo nas décadas de 1920 e 1930.
Por vezes a criação de moda em si, faz uso e toma por contexto inspirador obras de arte, como no caso da coleção apresentada por Ronaldo Fraga e a exemplo de outros estilistas como:

Yves Saint Laurent inspirado em Modrian

Yves Saint Laurent inspirado em Van Gogh

Jonh Galiano para Dior inspiração na pintura do artista Edgar Degas

Alexander Mcqueen inspirado nas obras do artista gráfico holandês Escher

__________________________________________________________________


"A razão de termos uma paixão universal por adornos...
é que desejamos ser, além de obras da natureza, obras de arte."
(Nancy Etcoff)


REFERÊNCIAS:

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 9-157.
RONALDO Fraga. inverno 2011. In Chic Gloria Kalil. Disponível em: <http://chic.ig.com.br/moda/noticia/ronaldo-fraga-inverno-2011>. Acesso em 24 de abril de 2011.
BRAGA, João. Historia da Moda: uma narrativa. 7. ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2007.
HERNANDEZ, Ana Sanches de la Nieta. A Moda - Entre a Ética e a Estética, DIEL, 2000.
FONTÁN DE JUNCO, Manuel, Profundidades do desenho e permanência da moda. Departamento de estudos BBV Bilbau, 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário