A imagem de fotografia
aplicada moda transmite uma mensagem e proporciona uma leitura sem precisar da pronuncia ou da
escrita, a leitura é visual e única, transmitindo um conceito definidor da
identidade de um produto ou marca.
A
identidade de uma marca é obra de uma série de significações que dela emanam, e
a fotografia tem o poder de corporificá-las. Quando utilizada para esse fim, a
imagem fotográfica é capaz de traduzir e difundir a identidade da marca, uma
vez que é capaz de divulgar as significações materiais, assim como as
imateriais que procedem de sua identidade. A fotografia pode captar tanto a
imagem literal de um produto fabricado por uma marca, quanto uma imagem que a
represente, sem que haja a necessidade da aparição do produto. Assim, pode
tornar-se um suporte adequado no qual a identidade e as significações
produzidas pela marca se refletem, se referenciam, se divulgam e se multiplicam
(SILVA, 2007, p. 9-10).
Dessa maneira a fotografia de
moda deve expressar um conceito e não ser apenas um cabide de exposição de
roupas, acessórios e calçados.
Como exercício, desse olhar houve uma proposta com orientação do Professor Msc. Cicero Brito de expressar
através da fotografia de moda, os heróis dos quadrinhos (Vingadores, Liga da Justiça, X-man, Quarteto Fantástico) e, em destaque, os Perpétuos do quadrinho de Neil Gaiman -
SANDMAN, que foi dividido por grupos no qual a personagem que fomos sorteadas foi a
Delírio.
Delirium é a irmã
mais nova dos Perpétuos - com aparência mutável e com mudanças aleatórias de
temperamento, vê o mundo de um jeito único - Tem um olho azul outro verde
salpicado de estrelas- Delirium tende a se tornar peixe dourado ou
borboletas... Seu reino é caótico com um amontoado de cores e formas
estranhas... você pode visitá-lo mas não pode compreendê-lo.
RESULTADO: 1ª Exposição de Fotografia de Moda do Curso de Bacharelado em Moda, Design e Estilismo da UFPI:
ENSAIO FOTOGRÁFICO DA PERSONAGEM DELIRIUM:
ENSAIO OS VINGADORES (também resultado da disciplina de fotografia):
REFERÊNCIAS
SILVA, Viviane Cabral e. Construção de identidade de marca, fotografia de moda e erotismo: As campanhas Sisley. Dissertação. Goiânia: UFV/FAV, 2007. Disponível em: . Acesso em: 22.08.2013.
Parabéns pelo seu trabalho!!! Belíssimo =) É ótimo ver o seu crescimento e empenho... Sucesso, Camila! Beijos!
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