quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Fotografia de Moda

A imagem de fotografia aplicada moda transmite uma mensagem e proporciona uma leitura sem precisar da pronuncia ou da escrita, a leitura é visual e única, transmitindo um conceito definidor da identidade de um produto ou marca.

A identidade de uma marca é obra de uma série de significações que dela emanam, e a fotografia tem o poder de corporificá-las. Quando utilizada para esse fim, a imagem fotográfica é capaz de traduzir e difundir a identidade da marca, uma vez que é capaz de divulgar as significações materiais, assim como as imateriais que procedem de sua identidade. A fotografia pode captar tanto a imagem literal de um produto fabricado por uma marca, quanto uma imagem que a represente, sem que haja a necessidade da aparição do produto. Assim, pode tornar-se um suporte adequado no qual a identidade e as significações produzidas pela marca se refletem, se referenciam, se divulgam e se multiplicam (SILVA, 2007, p. 9-10).

Dessa maneira a fotografia de moda deve expressar um conceito e não ser apenas um cabide de exposição de roupas, acessórios e calçados.

Como exercício, desse olhar houve uma proposta com orientação do Professor Msc. Cicero Brito de expressar através da fotografia de moda, os heróis dos quadrinhos (Vingadores, Liga da Justiça, X-man, Quarteto Fantástico) e, em destaque, os Perpétuos do quadrinho de Neil Gaiman - SANDMAN, que foi dividido por grupos no qual a personagem que fomos sorteadas foi a Delírio.

Delirium é a irmã mais nova dos Perpétuos - com aparência mutável e com mudanças aleatórias de temperamento, vê o mundo de um jeito único - Tem um olho azul outro verde salpicado de estrelas- Delirium tende a se tornar peixe dourado ou borboletas... Seu reino é caótico com um amontoado de cores e formas estranhas... você pode visitá-lo mas não pode compreendê-lo.



RESULTADO: 1ª Exposição de Fotografia de Moda do Curso de Bacharelado em Moda, Design e Estilismo da UFPI:





























ENSAIO FOTOGRÁFICO DA PERSONAGEM DELIRIUM:






ENSAIO OS VINGADORES (também resultado da disciplina de fotografia):








REFERÊNCIAS


SILVA, Viviane Cabral e. Construção de identidade de marca, fotografia de moda e erotismo: As campanhas Sisley. Dissertação. Goiânia: UFV/FAV, 2007. Disponível em: . Acesso em: 22.08.2013.



Por Camila R. Carvalho, Amanda Piauilino, Andrêina Almeida e Fernanda Lago/ Apoio: Ana Candida Carvalho e João Victor Alcantara



Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu trabalho!!! Belíssimo =) É ótimo ver o seu crescimento e empenho... Sucesso, Camila! Beijos!

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