quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Produção acadêmica em Moda 1ª SAM

A moda é parte integrante e representativa da diversidade e um relevante segmento a ser tratado pelas políticas públicas, como expressão das mudanças culturais periódicas nos estilos de vestimenta e nos demais detalhes da ornamentação pessoal. Deve ser entendida como o diálogo entre valores culturais locais, nacionais e internacionais e pela importância econômica de vários dos seus segmentos (MINISTÉRIO DA CULTURA, 2008, s/p) (grifo meu).

Dessa forma o Ministério da Cultura passa a reconhecer a moda como parte integrante da cultura brasileira, promovendo através do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) Seminários Nacionais de moda com participação de criadores, empresas do setor, associações, autores e universidades estimulando dessa maneira a produção científica em moda.

LIPOVETSKY (1989) já questionava, na década de 80, o fato de que mesmo a moda sendo um fenômeno que nos cerca a todo o momento era vista como uma questão superficial que é preterida em estudos teóricos que despertem a necessidade de sua compreensão histórica, social e conceitual, ou seja, seu estudo se justifica porque ela, como um sistema permanente, toma seu lugar na história, mesmo sendo estruturada pelo efêmero e por sua mobilidade frívola, uma vez que a distinção de classe por si só não explica a lógica da inconstância do fenômeno.

Assim, tendo em vista que o fenômeno social e cultural MODA é de fato repleto de desafios teóricos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) através do Curso de Bacharelado em Moda, Design e Estilismo promove neste mês de Novembro a 1ª Semana Acadêmica de Moda – SAM, que pretende reunir a comunidade acadêmica e profissionais da área para discutir a moda como comunicação e economia sustentável. Por ocasião do evento os estudantes de graduação e pós-graduação em moda e áreas afins, assim como professores poderão inscrever trabalhos acadêmicos para serem selecionados e apresentados bem como publicados em link no site da UFPI. Acontecerá também palestras, mini-cursos e oficinas ministradas por professores Especialistas e Mestres em Moda e haverá também o lançamento do Livro “História da Moda no Brasil” pelo escritor João Braga.


Imagem: Banner do Evento - Design Profº Msc. Cícero Brito.


As inscrições estão abertas no link - Clique Aqui. Participem.

OBS: Esse blog possui muitos relatos de atividades realizadas no Curso de Moda... Não estranhem... por ser um blog ele é pessoal... e mostra um pouco e muito do meu mundo... E esse curso é a minha paixão presente... ;D

REFERÊNCIAS:

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. (p. 9 à p. 68).

MINISTÉRIO DA CULTURA. Moda. In Portal da Cultura. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/site/pnc/diagnosticos-e-desafios/manifestacoes-culturais/moda/>. Acesso em: 18 de outubro de 2011.

MODA, Design e Estilismo. In UFPI. 1ª Semana Acadêmica de Moda. Disponível em: <http://www.ufpi.br/mde/> . Acesso em 18 e outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário