quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Visual Merchandising (VM) [ ? ]

Aproveitando o ensejo do post anterior, eu resolvi pesquisar um pouco sobre visual merchandising. O merchandising é tão antigo quanto a própria atividade de vendas, uma vez que desde sempre na história escolhiam-se as principais ruas para a oferta de produtos, e os produtos eram melhores expostos vendiam mais.
Dessa maneira, no competitivo mercado de moda o visual merchandising se torna imperativo.

Mas, o que é visual merchandising?

"Visual Merchandising no mercado de Moda é a maneira de fazer com que o ponto de venda seja a propaganda da marca, trazendo a público o conceito da marca/loja pra quem ela vende, o que ela vende e o que ela busca" (ROSA, 2007, s/p).

Assim, o visual merchandising é diretamente relacionado a vitrina, as paredes, aos expositores, a organização da loja. O VM é a "técnica de trabalhar o ambiente do ponto-de-venda criando identidade e personificando decorativamente todos os equipamentos que circundam os produtos. O merchandising visual usa o design, a arquitetura e a decoração para aclimatar, motivar e induzir os consumidores à compra” (BLESSA, 2001, p.22)

Selecionei alguns exemplos desse trabalho:



Para se organizar uma loja é necessário ter em mente 3 objetivos: 1. Atmosfera da loja, ou seja, a imagem tem que ser relacionada a imagem da marca; 2. A influência da organização nas decisões de compra; e 3. A produtividade do espaço. (LEVY e WEITZ, 2000).

Assim, a iluminação, a fachada, o layout, os expositores, a temperatura, as cores, o som, os aromas, a vitrina e a forma de atendimento influenciam no opinião do consumidor e são elementos que se comunicam diretamente com ele. Daí a importância de se trabalhar o visual merchandising no mercado de moda.

REFERÊNCIAS:


BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. São Paulo: Atlas, 2001.

ROSA, Aline. O que é Visual Merchadising? In Portal Aonde vamos. Publicado em 02 de agosto de 2007. Disponível em: <http://www.portalaondevamos.com.br/conteudo.php?id_conteudo=720&id_sessao=10>. Acesso em: 17 de agosto de 2011.

LEVY, Michael; WEITZ, Barton A.. Administração de varejo. São Paulo: Atlas, 2000.


Um comentário: