A palestra “Estratégias de Criação para a Construção do Design Brasileiro” é a primeira ação do projeto Moda Piauí desenvolvido pelo SEBRAE no Estado em parceria com empresas de confecção e acessórios, para a inserção da moda piauiense no mercado nacional e internacional.
Ronaldo Fraga é um estilista mineiro reconhecido internacionalmente como um grande nome da moda brasileira e coordena projetos com o foco em produto e identidade de moda.

A indústria da moda traz hoje algo que ultrapassa a historia do vestir, a moda tem que refletir o tempo atual, e envolver a memória afetiva de seu espaço. Tendo isso como ponto inicial Ronaldo Fraga desperta os presente para o fato de que “tudo pode se tornar inspiração para uma narrativa de moda”, principalmente agora em que tudo passa a “ter gosto de plástico”, no sentido de que no tempo moderno os caminhos da moda são humanizados pela consciência das crises sociais e ambientais.
Observando o vai e vem da moda no universo inteligível da sedução constata-se que esses movimentos dos gostos envolvem sempre o tempo presente, assim, se nos anos 50 vivemos o ápice da industrialização, e dos anos 90 para cá vivenciamos a era do acesso a informação, no agora isso se finaliza, e inicia-se a era da consciência, onde há uma mudança de valores, onde tudo tem que haver um pensamento por traz; voltam-se os olhares da moda para coisas novas em um reinventar da própria história, para ilustrar Ronaldo Fraga expõe o vídeo a respeito da sua coleção para o inverno de 2009, onde o olhar que inspira a criação se volta para o homem comum:

Imagem 2: Coleção “Tudo é Risco de Giz” na qual desfilam idosos e crianças e que foi inspirada no espetáculo de Giz, de Alvaro Apocalipse, escrito para o grupo Giramundo de teatro de bonecos.
Assim, a moda passa a travar um diálogo com a cultura e a construção da identidade de moda proposta é exatamente a de vender a história do Estado, uma vez que a “Marca Brasil” vive um momento de auto estima, onde o produto deixa de ser o que ele é para ser o que ele representa.
Como falei em posts anteriores isso já está acontecendo através de iniciativas públicas e privadas, como nas criações de curso bacharelados e tecnológico em Moda, e também através de incentivos como os dos projetos já em andamento da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina e agora com essa iniciativa do SEBRAE-PI em parceira com as empresas de confecção do Estado.
REFERÊNCIAS:
Como sempre, vc da um show nos posts.
ResponderExcluirA palestra foi perfeita! Foi a primeira palestra sobre moda q fui, e não veja a hora de ir a outras. É uma experiencia incrível ser exposto as historias e experiencias desses gigantes da moda brasileira.
=)
Abraços!