sexta-feira, 22 de julho de 2011

Redescobrimento

As férias não tardam a terminar, e eu as passei redescobrindo um material bastante popular, principalmente na região nordeste (já havia falado a respeito do curso "Reinventando a Chita" oferecido pela UFPI).
Mais do que a experiencia inspirada na reinvenção da matéria (no caso o textil "chita"), a proposta me despertou interesse em resgatar na história desse produto:

A chita veio para o Brasil com os europeus a partir de 1800. O tecido originário da Índia passou por várias melhorias até chegar ao que temos hoje. Após um longo processo burocrático, cultural e financeiro, a chita passou a ser produzida também no Brasil. A produção do tecido no país o barateou, e muito, tornando populares as peças confeccionadas com o material, transformando-o, assim, em um dos ícones da identidade nacional. Atualmente é mais usado em festas populares, como a festa junina, mas vem sendo valorizado também na decoração, principalmente como referência estética. De tempos em tempos, ganha espaço em passarelas, galerias de arte, vitrines e palcos, quando estilistas, artistas plásticos, designers e outros criadores REDESCOBREM estas estampas e as incorporam a suas produções. (CHITA, 2011)


E nessa oportunidade eu não poderia deixar de mostrar os resultados das oficinas realizadas sob a orientação da Profª Maria de Jesus Farias Medeiros:


Figura 1: Oficina e exposição dos trabalhos


Figura 2: Esses são alguns que executei


REFERÊNCIAS:

CHITA. In Wikipédia: a enciclopédia livre. Publicado em: 13 de fevereiro de 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Chita_(tecido)#Hist.C3.B3ria_da_chita_no_Brasil>. Acesso em: 20 de julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário