terça-feira, 17 de maio de 2011

Tecendo: Padronagem

Hoje queria falar sobre padronagem; para quem não sabe, a padronagem é o estudo da representação dos modos de entrelaçamentos e desenhos in-law, ou seja, as estampas que se repetem também são consideradas padrão.
Foram os fenícios que produziram os primeiros tecidos estampados pelo o método de estamparia em blocos e a tecelagem utilizando fios de diversas cores formando estampas muito apreciadas pelo mercado. Outro método usado pelos fenícios era o stencil, em diferentes estamparias, além de bordados em cores ricas e vibrantes (RAÍZES, s/d, s/p).
No entanto, apenas após século XVII é que os tecidos estampados passaram a ser utilizados na Europa. A Índia também era mestra na arte de estamparia sendo que seus produtos superavam, em muito, o trabalho feito pelos Persas e Egípcios. Esse ultimos utilizavam técnicas de serigrafia sobre o linho, como prova as peças encontradas em escavações arqueológicas em tumbas egípicias de 8.000 anos; escavações a leste do Turkistão e Kansu comprovam também que seda estampada já era produzidas na dinastia Tang chinesa (RAÍZES, s/d, s/p).
Já os Tartans e Xadrezes surgiram na história da moda ocidental na Idade do Ferro (700 –50 a.C.) no Norte da Europa, mas especificamente nos pântanos da Alemanha e Dinamarca. Os Tartans, especificamente, são famosos por simbolizar e identificar os clãs escoceses e surgiram, com este específico propósito, apenas no século XVIII (RAÍZES, s/d, s/p).
Existem padronagens que são consideradas clássicas pois são superiores a média, não são tendência, pois estão sempre na moda, como por exemplo: o xadrex Vichy, o Pied de Poule e Pied de Coq, e o Petit Pois (poá).
Na Universidade estamos aprendendo a reproduzir e criar padrões através do entrelaçamentos dos fios:

Padrão Pied Poule - Por Camila Carvalho

Armação em Tela por Laila Gabriela

Padrão Misto por Andrêina Almeida

Padrão Pied Poule por Jullyane Dias

Padrão Espinha de Peixe por Magna Kelly

Fotos por Camila R.



REFERÊNCIAS:


PADRONAGEM. In Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Padronagem> . Acesso em: 14 de maio de 2011.

RAÍZES da padronagem dentro da tecelagem européia. In Moda Brasil - Universidade Anhembi Morumbi. Disponível em: < http://www2.uol.com.br/modabrasil/forcas_moda/estampa/index.htm>. Acesso em: 14 de maio de 2011.

Um comentário: