terça-feira, 8 de março de 2011

Urbano: Dia da Mulher #escândalo?

Hoje é dia 8 de março e só uma mensagem de "Feliz dia das Mulheres" pra me lembrar que hoje não é apenas dia de CARNAVAL.
A celebração de um dia para as mulheres surgiu mais de manifestações de lutas pelos direitos trabalhistas, das quais foram protagonistas mulheres operarias, do que propriamente de lutas pela afirmação das mulheres como figuras importantes da sociedade.
Já os movimentos feministas buscavam garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens.
Por muito tempo as mulheres não podiam enfatizar suas personalidade nem pela maneira como se vestiam, em uma separação rígida do masculino e feminino.



Um explemplo disso é o fato ocorrido no Brasil em 1911 quando uma mulher foi vaiada e agredida no Rio de Janeiro por sair às ruas trajando uma saia-calça; ou, ainda nos anos de 1960, quando Yves Saint Laurent causou escandâlo com seu smoking feminino.

Hoje elementos masculinos e o femininos se misturam em se tratando de moda, sem propriamente promover uma mudança de sexos...

"A moda é regida pela sua própria arbitrariedade e essa arbitrariedade somos nós, que a identificamos a cada dia por meio de milhares de decisões" (Guillaume ERNER)



Enfim:

"O ato de maior coragem é pensar por si mesmo: permita-se" (Coco CHANEL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário