terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vintage:moda ou estilo?

Por Camila R. Carvalho


Vintage é uma expressão britânica que significa "idade do vinho" e que em se tratando de moda representa a recuperação de estilos dos anos de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, isto é, o estilo vintage é o resgate das melhores referencias dessas décadas.
Então encontramos aqui o retorno ao antigo em contraste com o conceito de moda arraigado pela busca constante do que é novo?
Não, pois o vintage não é tendência, é clássico e nunca sai de moda.

O que é o Clássico então?

"O que é clássico ganha o status que tem justamente por ser superior a média. E, de modo geral, agrada à maioria. Mas a moda vive de novidades, portanto uma simples reprodução daquilo que já foi bem sucedido se torna óbvio e não atrairá compradores. O segredo é beber das melhores fontes como inspiração e a partir delas, fazer releituras que se adaptem à realidade que as cerca, levando o clássico a uma nova dimensão" (A NOVA, 2010, p. 40).

Dessa forma o clássico atual inspira-se no passado reinventando o futuro. Quem não viu o resgate das sapatilhas bailarina de Audren Herburn?

Figura 1: Audren Herburn - ícone de estilo da década de 30


O vestido sessentinha, que pontuava a silhueta A na década:


Figura 2: Twiggy, ícone de beleza nos anos 60, que foi considerada a primeira top model e trouxe a tendência que até hoje é vigente entre as modelos de serem quase andróginas e magérrimas.


Sem fala que o estilo vintage traz de volta o Glamour da década de 40 e suas grandes musas de Hollywood e a sensualidade dos decotes avantajados, além de acessórios usados por divas da época como Marilyn Monroe.

Figura 3: Marilyn Monroe, usando óculos estilo gatinho que hoje são usados em produções descoladas tanto com óculos de grau como de sol.

Mas quando se fala em estilo vintage clássico não há como não falar de Coco Chanel, como estilo Navy, suas clássicas pérolas e a bolsa a tiracolo com corrente.


Figura 4: Gabrielle Bonheur Chanel - estilista ícone da década de 1920.

No entanto, o exemplo mais marcante do vintage é o resgate da moda pin-up:

figura 5: Pin- ups - imagens sensuais atrativos da cultura pop.


Contudo, a volta ao passado que o estilo vintage propõe não significa que a moda volte como era no passado pois,"existem fatores impossíveis de se reproduzir: o tempo e o contexto social" (BRAGA, 2007, p. 90), ou seja, por mais que a inspiração venha de outra década, nunca vai ser igual, por que vai está permeada de vontades, estéticas e valores atuais - únicos e diferentes.


REFERÊNCIAS

VINTAGE. Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Vintage_(moda)> . Acesso em 29 de janeiro de 2011.

A NOVA dimensão do Clássico. In Especial Caras Fashion: primavera - verão 2010/2011. São Paulo: Editora Caras S.A., 2010. (p. 40-46).

BRAGA, João. Historia da Moda: uma narrativa. 7. ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2007.

2 comentários:

  1. Adorei o post. Adoro vintage, tanto em roupas e acessórios, quanto em decoração, musica e td mais hehe Quem resiste? xD

    ResponderExcluir
  2. Eu amo estilo pin up.
    É sexy e divertido.
    Fofo. *--*
    Vintage é um clássico que jamais sairá da moda.
    Em todo os sentidos. ;*
    Arrasou, Camila.

    ResponderExcluir