domingo, 26 de junho de 2011

Bureaux de Estilo

No post passado falei sobre o Forúm de Inspirações que aponta as tendências para 2012 mas não falei como uma visão tão particular e subjetiva da realidade é capaz de gerar conceitos que se transformarão em produtos e influenciarão em decisões das importantes industrias de moda.
Como já expressei minha opinião é de que as tendências surgem de todas as partes, mas por volta do final dos anos de 1950 surgiram na França os Bureaux de estilo que tinham como objetivo organizar a industria têxtil na Europa através de sugestões de cores, matérias e formas. Esses escritórios elaboram e fundamentam todas as informações necessárias para a criação de tendências de moda, as quais são organizadas em um caderno de tendências (como acontece com o Fórum citado - inspirações).

Nada mais sensível do que transformar em formas e cores algum elemento encontrado ao nosso redor o mesmo escondido em nossa natureza humana. Esse processo, sem dúvida, faz parte de uma fantástica metamorfose, a qual busca trazer à vida alguns aspectos de nossa realidade social, que figura com uma beleza recôndita e ainda tímida (LEÃO, 2005, p. 64).


Dentro do campo da moda isso deve ser parte do trabalho de um estilista e para aqueles que trabalham nos bureaux de estilo captar perfeitamente o quê move a sociedade e todos os elementos que a compõe é crucial para a consecução de um resultado assertivo quanto as tendências de consumo. Assim, a principal função de um bureaux de estilo é descobrir as tendências que irão influenciar o comportamento do consumidor e transformá-las em orientação para criação de moda. Essas tendências são econômicas, culturais, políticas e estéticas, levando em consideração os diferentes gostos para a construção dos cadernos de tendências.


Assim, "a sociedade governa as tendências por si. Não existe nenhuma lei geral suscetível de explicar uma variedade de fenômenos da moda" (ERNER, 2005, p. 125); ou seja, o que resta para aqueles que desejam prever o que acontecerá no futuro para a moda é ter a sensibilidade e a intuição para captar as sensações que regem a realidade da sociedade para descobrir aquilo que ainda tende a ser.

REFERÊNCIAS:

ERNER, Guillaume. Vítimas da Moda: como a criamos por que a seguimos? São Paulo: Editora SENAC, 2005.

LEÃO, Joelma. Os “bureaux de style” e sua ótica sobre a produção de moda. In Moda, Comunicação e Cultura: um olhar acadêmico. Solange Wajnman e Adilson José de Almeida (Orgs.). São Paulo: Arte & Ciência Editora; Núcleo interdisciplinar de Estudos da Moda/ UNIP; FAPESP, 2005. (63-71).


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